Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Historia

Comuna de Paris

96views

Comuna de Paris foi um movimento popular ocorrido na capital francesa entre os dias 18 de março e 21 de maio de 1871. Populares oriundos das camadas mais baixas de Paris se organizaram politicamente para protestar contra a crise social e política vivida pela França naquele período. Os manifestantes se organizaram em barricadas pelas ruas parisienses e tomaram o poder em Paris, formando o primeiro governo popular da história. Porém, os próprios integrantes do novo governo se desentenderam, o que enfraqueceu a comuna, gerando sua derrota.

Resumo sobre a Comuna de Paris

  • A Comuna de Paris foi o primeiro governo composto por populares, formado na capital francesa em 1871.
  • A crise socioeconômica enfrentada pelos franceses desencadeou a revolta popular que culminou na revolta em Paris.
  • As ideias marxistas, principalmente quanto à luta de classes, influenciaram a comuna.
  • Os participantes da comuna ficaram conhecidos por montarem barricadas nas ruas de Paris.
  • Após a tomada do poder em Paris, houve desentendimentos entre os integrantes do novo governo, o que favoreceu sua queda.

Antecedentes históricos da Comuna de Paris
Em meados do século XIX, a Europa vivia um período turbulento, após o fim da Era Napoleônica e a Segunda Revolução Industrial. O capitalismo se expandiu pelo continente europeu, e a industrialização das nações europeias, como a França, promoveu grandes transformações sociais. As cidades cresceram, e surgiu uma nova classe social: a dos operários. Apesar do desenvolvimento econômico, que enriqueceu uma pequena parcela da sociedade europeia, a desigualdade social não demorou a crescer e se tornar uma realidade em muitas cidades.

Atento a esses acontecimentos, dois economistas começaram a analisar essas transformações, procurando entender suas causas e identificar os meios necessários para a construção de uma sociedade igualitária. Karl Marx e Friedrich Engels interpretaram o capitalismo de forma crítica, apontando suas contradições e propondo a união dos trabalhadores para que fossem superadas as desigualdades sociais que empobreciam essa nova classe social.

A principal obra de Marx e Engels foi o Manifesto comunista, publicada em 1848, a qual fortaleceu o movimento socialista na Europa. O marxismo propunha mudanças sociais mediante uma revolução, e isso motivou os trabalhadores a se organizarem e lutarem contra aqueles que seriam seus opressores. As ideias de Marx foram popularizadas, e o socialismo deixou de ser utópico para se tornar científico. Eram feitas críticas consistentes ao sistema capitalista e sugeridas formas de organização trabalhadora para que a produção pertencesse a quem de fato produzia.

Em 1870, a França estava em guerra contra a Prússia. Os franceses foram derrotados, e o imperador Napoleão III, preso pelos prussianos. O novo governo francês não conseguiu diminuir as desigualdades sociais, o que aumentou a insatisfação da classe trabalhadora contra o governo, que era visto como representante da burguesia. Como se não bastassem os problemas internos, o governo francês não obteve êxito em fazer um acordo com a Prússia e conseguir a soltura do imperador.

Quais as causas da Comuna de Paris?
A França enfrentava diversos problemas sociais e econômicos. O imperador Napoleão III teve o poder questionado desde quando assumiu o poder, em 1870. Ele foi eleito presidente da república, mas deu um golpe e se tornou imperador. Sob o seu governo, a França entrou em guerra contra a Prússia, em 1870. A derrota na guerra e a prisão do imperador fizeram com que os franceses se indignassem com os governantes, que se mostravam inábeis para solucionar os problemas internos e, com a guerra, os externos também.

A ameaça de invasão prussiana a Paris fez com que os populares montassem barricadas nas ruas para resistir a essa investida. A Terceira República Francesa, liderada por Adolphe Thiers e iniciada após a prisão de Napoleão III, não demonstrou uma reação militar eficiente para conter o ataque inimigo. Apesar de o governo não organizar uma Guarda Nacional para contra-atacar, a própria população de Paris se armou para se defender. Enquanto o governo francês assinava a rendição à Prússia, em Versalhes, na capital francesa a população não queria se render. A defesa de Paris fez surgir as lideranças que conduziriam à Comuna.

A revolta contra o governo francês teve a participação dos proletários, que estavam na linha de frente combatendo o exército prussiano. A rendição da França causou comoção social, e, em 18 de março de 18871, começava a Comuna de Paris. Enquanto o governo oficial estava em Versalhes, teve início em Paris a primeira experiência de um governo socialista.

Participantes da Comuna de Paris
Os participantes da Comuna de Paris foram operários e os mais pobres, aqueles que sofriam com a desigualdade social na França de meados do século XIX. Além disso, líderes trabalhistas, influenciados pelas ideias marxistas, trataram de colocar em prática o ideário socialista.

Semana sangrenta
O governo oficial da França, liderado por Adolphe Thiers, estava instalado em Versalhes desde quando começou a Comuna de Paris. Seu exército atacou os integrantes da comuna em maio de 1871 e derrotou os revolucionários. As barricadas foram destruídas, e milhares de pessoas perderam suas vidas. Acredita-se que aproximadamente 20 mil pessoas morreram e 15 mil foram presas durante o combate entre tropas do governo e os participantes da comuna.

Quais as consequências da Comuna de Paris?
O socialismo científico se expandiu para outros países, influenciando a formação de novos sindicatos. A Segunda Revolução Industrial expandiu o capitalismo pela Europa e, consequentemente, as desigualdades sociais. Por isso, a experiência ocorrida em Paris em 1871 mobilizou operários de várias partes do continente a manterem a luta iniciada nas barricadas.

Se as ideias de Karl Marx já eram conhecidas desde a Primavera dos Povos, em 1848, a Comuna de Paris ampliou sua influência, demonstrando para o mundo todo que havia uma possibilidade de se criar um governo socialista.

Leave a Response