Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Curiosidades

Como surgiu o dia 1 de Junho? – Dia da Criança saiba porque motivo se comemora esta data

101views

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.

A pobreza, a privação de afectos, os casos de abuso, negligência e maus-tratos, o abandono escolar, as dificuldades de acesso a cuidados de saúde, as doenças crónicas e a deficiência, o aumento de casos de obesidade e as doenças do comportamento são exemplos de situações vividas pela criança que não podemos ignorar e que devemos combater.

O Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu-o a 20 de novembro mas existem países que, como Portugal, comemoram a 1 de junho e outros, como o Brasil, a 12 de outubro.

Tudo remonta para 1945 depois da 2º Guerra Mundial. Na altura, as crianças viviam em condições horríveis: não havia comida, a maioria da Europa estava em crise, etc. Os pais tinham uma vontade maior de voltarem a ter uma vida normal, como a que tinham antes do que se preocupavam com a educação dos filhos.

As crianças eram exploradas: trabalhavam desde novas porque os pais não tinham dinheiro e a maioria das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever!

A ONU que foi criada após o final da II Guerra Mundial para substituir a Sociedade das Nações e com o objetivo principal de manter a paz no mundo. Esta organização foi ampliando o seu raio de alcance criando, em 1946, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O maior problema foi o facto dos governantes dos países não estarem minimamente importados com os direitos das crianças. Anos mais tarde, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Com este dia pretende-se comemorar vários aspetos relacionados com as crianças:

  • O afeto, amor e a compreensão;
  • Alimentação adequada;
  • Cuidados médicos;
  • Educação gratuita;
  • Proteção contra todas as formas de exploração;
  • Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Apesar destes direitos terem sido comemorados desde 1950, em Portugal, só em 1959, é que estes direitos foram aplicados na lei Portuguesa. Além disso, existem ainda muitos países, como os países Africanos onde as crianças vivem muito mal e com muitas necessidades por isso devemos continuar a apoiar o defendido no dia de amanhã.

Leave a Response