Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

87views

Apesar de dar preguiça, diversas pessoas gostam de treinar fora de casa mesmo durante o inverno. Assim, treinar no frio pode trazer benefícios como gastar mais calorias, equilibrar o sono, reduzir a transpiração, entre outros. Mas, principalmente em esportes ao ar livre como a corrida, por exemplo, é necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos.

Geralmente, na época mais fria do ano costumam surgir diversos problemas como gripes, resfriados, entre outros.

“Nós sempre temos que deixar claro, as mudanças bruscas, os extremos de temperatura, tanto frio quanto calor, modificam muito a fisiologia nasal e a forma como nosso nariz filtra o ar. E pessoas que têm às vezes alguma doença, ficam mais  predispostas a isso. Portanto, a pessoa que tem rinite, pode ficar mais vulnerável a crises em razão deste ar muito frio e muito seco”, explica Gustavo Mury, otorrinolaringologista.

Dicas para proteger garganta e ouvidos na corrida 

Para evitar possíveis inflamações e até mesmo infecções na garganta e ouvidos durante a corrida, o otorrino separou algumas dicas que podem ajudar:

  • Deixar o nariz bem hidratado;
  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico para manter o nariz hidratado – antes e durante a corrida;
  • Ter uma alimentação saudável, priorizando frutas cítricas;
  • Beber muito líquido;
  • Evitar o uso do tabaco e álcool;
  • Evitar aglomeração;
  • Usar máscara.

“E, para alertar que ainda estamos em ritmo de pandemia, as atividades ao ar livre são as mais indicadas mesmo com este clima que estamos vivendo. O inverno chegou muito forte. Portanto, mantenha os cuidados básicos, evitando exageros. Além disso, para aqueles pacientes que já têm alguma patologia, o ideal é retomar o tratamento antes das crises”, finaliza o médico.

Leave a Response