Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Saúde

  Como manter o coração saudável

294views

 Faça exercícios: Atividades físicas não são importantes apenas para quem quer entrar em forma, mas também ajudam a afastar doenças cardiovasculares.

2. Tenha um sono reparador: Indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia obstrutiva do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão arterial.

3. Fique atento ao peso: O excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

4. Controle a pressão arterial: É importante medir a pressão arterial com frequência e checar se ela está acima de 12 por 8. A hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto, insuficiência cardíaca.

5. Tenha uma alimentação equilibrada: Açúcar, sal e gordura em excesso são prejudiciais ao coração. Inclua frutas, verduras e carnes magras na dieta.

6. Fique de olho no colesterol: colesterol ruim, presente na circulação sanguínea e que pode entupir

vasos, é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturada e trans. Prefira uma alimentação saudável.

7. Controle a glicose: Evite alimentos preparados com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar, nem coma em excesso, e, em vez do doce depois da refeição, escolha uma fruta da estação, ela provavelmente estará fresquinha e deliciosa! (E você ainda evita o diabetes tipo 2).

8. Combata o estresse: O estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.

9. Faça check-ups regulares: Não deixe de consultar seu médico e de fazer exames para monitorar sua saúde

Além dessas nove dicas, você não pode se esquecer, é claro, de que o hábito de fumar é extremamente nocivo ao corpo inteiro, especialmente ao coração. O tabagismo é a principal causa evitável de mortes prematuras nos países ocidentais. Está associado ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, e ao estreitamento dos vasos sanguíneos, além de acelerar o entupimento dos mesmos pelo acúmulo de gordura. Assim, quem fuma tem maior risco de acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e morte..

Leave a Response