Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Como limpar a língua e a boca do bebê?

86views

Entre os cuidados destinados aos pequenos, há a preocupação em relação à higiene da língua e boca do bebê. Afinal, quando ela deve começar? A dentista Nayara Freitas, especialista em ortodontia e ortopedia funcional, explica que a resposta depende de como o pequeno está sendo alimentado.

A princípio, caso o bebê esteja sendo nutrido apenas com o leite materno, Nayara esclarece que sua boca não precisa ser limpa. Isso porque os anticorpos presentes no alimento vindo da mãe são capazes de prevenir possíveis infecções bucais neste período. “Já se for um bebê com alimentação por fórmulas, deve-se limpar a língua e as gengivas dele com uma gaze embebida em soro fisiológico ou água filtrada, após cada mamada”, segundo a dentista.

Quando a escova e pasta de dente devem ser usadas?
Por volta dos seis meses de idade, os dentes de leite do pequeno começam a despontar. É neste momento que os utensílios que conhecemos para fazer a higiene bucal entram em cena.

De acordo com Nayara, a escovação deve começar desde o nascimento do primeiro dente. A recomendação da especialista é utilizar uma escova de dentes macia, com creme dental fluoretado (na quantidade de meio grão de arroz). A higiene da língua do pequeno também deve ser feita assim.

Da mesma forma que acontece com adultos, a recomendação da limpeza da língua e boca infantis é sempre após cada refeição. Primordialmente, não se pode esquecer de uma higiene dedicada antes do bebê dormir.

Higiene da língua e boca do bebê: prejuízos se não for feita
Problemas bucais podem acometer o pequeno caso a limpeza não seja feita corretamente. Por exemplo, ele pode vir a ter consequências como cáries e gengivite (inflamação das gengivas). Além disso, sinais como “alguma fratura de dentes ou até a famosa “língua presa”” são indicativos de que é hora de buscar por um especialista voltado à saúde bucal infantil.

Leave a Response