Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Geografia

Clima : Conceito, elementos, fatores, tipos e características do clima de Moçambique

354views

A superfície do território moçambicano não é igual. Ela apresenta zonas altas e outras baixas, como resultado de muitos acontecimentos que se registam na superfície da Terra e, no interior da Terra.

Tais acontecimentos incluem vulcões, tremores de terra, etc. Sendo assim, o relevo de Moçambique apresenta-se em forma de escada. A altitude aumenta à medida que caminhamos do litoral para o interior. Essa escada composta por planície, planalto e montanhas, influencia na distribuição do clima do nosso país.

Conceito de clima

O tempo de um determinada lugar ou região, que está sempre mudando, é compreendido pelos seguintes elementos:

Temperatura do ar, pressão atmosférica, humidade, nebulosidade, precipitação, visibilidade e intensidade e direcção do vento.

Observando elementos supracitados, num determinado intervalo de tempo ou vários anos, obtém-se o clima de uma região específica. Consequentemente o clima de uma determinada região representa a soma dos eventos diários de tempo dessa região em grande período.

O clima de uma determinada região é caracterizado pelo estado médio da atmosfera ou pela média das condições de tempo meteorológico (temperatura, pressão e ventos, humidade e precipitação) em determinados números de anos, bem como, com desvio padrão associado a essa média.

Clima é a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinada região. Para saber qual o clima de um lugar, é necessário fazer observações do tempo atmosférico diariamente, durante muitos anos, para verificar a regularidade das combinações dos seus elementos.

Elementos do clima

Temperatura – é a quantidade de calor na atmosfera. A energia primária do Sol aquece a superfície da Terra (a hidrosfera e a litosfera) e esta irradia calor para o ar; portanto, a temperatura do ar é um calor indirecto, já que é irradiado da superfície para a atmosfera.

A humidade do ar – a humidade atmosférica (quantidade de vapor de água existente no ar) varia de um lugar para o outro e até em um mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano.

Quando o vapor de água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar sob várias formas: chuva, neve e granizo. São as chamadas precipitações não superficiais, porque a condensação acontece nas camadas mais elevadas da atmosfera. Quando a condensação ocorre junto à superfície, forma-se o orvalho, a geada e o nevoeiro, que por isso são considerados condensações superficiais, e não propriamente precipitações.

Chuvas – resultam da conjugação de dois fatores: o vapor de água atingir seu ponto de saturação e a queda de temperatura da atmosfera. Podem se formar de três maneiras:

Pressão atmosférica – o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre é chamado de pressão atmosférica. Como esse peso não é exercido de maneira uniforme em todos os lugares, as diferenças de pressão originam os ventos.

Os ventos deslocam-se sempre das áreas de alta pressão (áreas frias) para as áreas de baixa pressão (áreas quentes).

Massas de ar – porções da atmosfera que reúnem determinadas condições de temperatura, pressão e humidade.

Fatores de clima

Os factores que influenciam o clima de Moçambique são:

Latitude

A latitude é proximidade ou afastamento do equador. A medida que se afasta do equador para os polos, a precipitação e as temperaturas médias anuais diminuem.

A região Norte do país é a mais quente que a Sul. Por isso na região Norte as chuvas são mais frequentes, daí há predominância do clima tropical húmido.

Altitude

Quanto maior for a altitude menor será a temperatura, este fenómeno, chama-se gradiente térmico. Nas zonas montanhosas como Maniamba-amaramba, Chire-Namúli, Marávia-angónia, Mueda, Montes Libombos e Manica, as chuvas são mais abundantes e as temperaturas são baixas devido ao factor relevo.

O relevo

As montanhas têm influência considerável sobre o clima pois actuam como barreira ao vento e também porque as temperaturas baixam com altitude (cerca de 6,5 grau por cada 1000 m de aumento de altitude). As encostas batidas pelo vento de muitas montanhas são chuvosas, enquanto as encostas do lado oposto estão protegidas da chuva e são relativamente secas.

A continentalidade

O afastamento e aproximação do mar também e importante porque as tenções de agua tende a modelar o clima; assim os locais situado junto a costa tem geralmente um clima menos extremos com temperaturas amenas que os locais situados no interior do continente.

Correntes marítimas

As correntes quentes e frias desempenham o papel importante na determinação dos climas costeiro. Massa de áreas marítimas e continentais influenciam o clima de maneira.

Certos factores climático locais são produzidos pelo homem, ex.: a poluição do ar sobre as cidades, reduz a radiação solar e o calor que alcança o solo ou a superfície terrestre. A existência de muitos edifícios nas cidades, com alturas diferentes tende a reduzir a velocidade dos ventos, mais também aumenta a turbulência

Climatologia de Moçambique

Em Moçambique, predomina o clima tropical húmido nas áreas centrais e do norte, é tropical de altitude nas áreas próximas à fronteira com o Zimbabwe e é sub-tropical e seco no sul. O clima do país é bastante homogéneo, se excluir-se a diminuição da chuva no interior e a queda de temperatura de acordo com a altura.

O clima do país é influenciado por três fatores principais: a diferença de altitude entre o litoral e as terras altas do interior, a corrente quente, que corre ao longo da costa do país e reduz as diferenças de temperatura e o regime dos ventos alísios, que sopram do sudeste, causando as chuvas de monções.

Regista-se duas estacões chuvosas por ano. Uma estação das chuvas sob a acção da monção marítima de nordeste (que decorre entre Novembro e Março) e de uma estação seca sob a influência da monção terrestre de sudoeste (de Abril a Outubro). A região norte é mais húmida que a do sul, facto ao qual não está alheia a influência das monções vindas do oceano Índico e que atingem com maior incidência a costa norte, já que a costa sul está de certa forma protegida pela barreira geográfica constituída pela ilha de Madagáscar. As zonas de altitude superior a 1000metros têm um clima tropical de altitude que se aproxima, pelas suas características, dos climas temperados.

Tipos de clima de Moçambique e sua localização

Moçambique localiza-se na zona intertropical e o clima dominante é clima tropical quente que se subdivide em:

Clima tropical semiárido

Localiza-se no interior de Gaza na cadeia de Pafúri entre Chicualacuala e Massingir. É caracterizado pela temperatura média anual superior a 26˚C e as precipitações são bastante fracas e inferiores a 400mm, é a zona mais árida do país.

Clima tropical de altitude

Localiza-se nas regiões planálticas e montanhosas do país. É essencialmente caracterizado por temperatura média anual inferiores a 22˚C e as precipitações são muita das vezes superiores a 1400mm por ano.

Clima tropical húmido

As temperaturas médias anuais variam entre 24˚C e 26˚C, a precipitação varia entre 1000mm e 2000mm. A estação chuvosa quente é mais longa que a estação seca. Ocupa norte e Sofala quase na sua totalidade interior de Tete e o litoral do país. De uma forma geral a região centro e norte de Moçambique e o litoral sul.

Clima tropical seco

Localiza-se no interior das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane; norte de Manica e sul de Tete. É caracterizado por apresentar temperaturas médias anuais superiores a 26˚C, a estação seca é mais longa que a estação chuvosa e quente.

Clima tropical húmido:

Predomina na metade norte e centro do país. É caracterizado por uma época de chuva mais longa que a época seca: as temperaturas médias anuais oscilam entre 24 e 260c.

Clima tropical seco

Predomina na metade sul. É caracterizado por período seco que o período chuvoso, com a temperatura media anuais ultrapassando os 260c.

De acordo com o critério clássico da classificação dos climas, pode se dizer que o clima é:

Clima tropical de altitude: característico da zona de altitude elevadas: menos quentes que os anteriores, as temperaturas médias anuais são geralmente inferior 220C.

Clima tropical semi-árido: localiza se no interior de Gaza, na faixa compreendida entre Chicualacuala e Massingir, com características marcadamente mais secas. As temperaturas médias anuais situam-se entre 24 e 260c e a pluviosidade é inferior a 400 mm, sendo as mais áridas do país.

Quanto à temperatura do ar:

Quente – valor médio anual superior a 200C em todos locais com a excepto de espungabera, furancungo (Tete) e Lichinga onde é temperado, isto é, com o valor médio anual compreendido entre 10 a 200C.

Quanto à humidade do ar:

Seco – valor médio anual compreendido entre 55-75% em todos locais, excepto nas cidades da Beira, Quelimane, Lichinga e Mocimboa da praia, onde é húmido, isto é, com valor médio anual compreendido entre 75-90.

Quanto a precipitação:

Chuvoso – valor médio anual de quantidade de precipitação compreendido entre 1000 e 2000 mm ou moderadamente chuvoso, com valor médio anual compreendido entre 5000 e 1000 mm, em todos locais, excepto Pafuri, onde é semi-árido, isto é, com valor médio anual compreendido entre 250 e 400 mm.

Características do clima de Moçambique

De uma maneira geral, o clima de Moçambique é literalmente estável, sendo composto por valores de precipitação anual com pouco mais de 600 mm em Tete, uma das cidades mais quentes do país, onde em Outubro e Novembro a temperatura máxima excede 36°C. Ao longo da costa sul e norte temos cerca de 800 mm/900 mm de precipitação por ano, enquanto na área costeira central ela é superior a 1.500 mm por ano. Nas terras altas do interior temos uma precipitação em torno de 1.100 milímetros por ano. Ao longo da costa os ciclones são comuns durante a estação chuvosa.

As temperaturas variam de acordo com a altitude. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 24°C ao longo da costa sul e entre 28°C e 31°C ao longo da costa norte. Aqui os meses mais quentes são entre Dezembro e Fevereiro. Nas terras altas do interior temos valores entre 27°C e 20°C e nas planícies centrais internas as temperaturas são mais elevadas. No vale do Zambeze temos valores, que variam entre 29°C e 36°C e nessas duas áreas os meses mais quentes são Outubro e Novembro.

O mesmo acontece com as temperaturas mínimas com valores entre 14°C e 22°C na capital Maputo, entre 16°C e 24°C na Beira ao longo da costa central e entre 18°C e 23°C no litoral norte. Junho e Julho são os meses mais frios. Nas terras altas as temperaturas caem significativamente.

Em Lichinga, que está localizado a mais de 1.300 metros acima do nível de mar, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 16°C e Julho é o mês mais frio. A temperatura da água do mar varia entre 23°C nos meses de inverno e 28°C nos meses de verão.

Bibliografia

BARKA, Alberto da e SANTOS, Tirso dos. Geografia de Moçambique: física e económica, 10ª classe. 3. ed. Maputo, Diname, s/d;Ministério da Coordenação da Acção Ambiental (MICOA). Programa Nacional de Gestão Ambiental. Maputo, MICOA, 1996;MUCHANGOS, Aniceto dos. Moçambique: paisagens e regiões naturais. Maputo, Edução do autor, 1999.https://www.significados.com.br/clima/.

Leave a Response