Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Historia

Chegada dos Portugues em Moçambique

194views

A presença dos portugueses em Moçambique aconteceu quase por acaso porque, como sabe, estes tinham como destino a Índia.

O primeiro contacto entre portugueses e moçambicanos aconteceu quando os portugueses atingiram a costa de Moçambique em 1498 numa viagem comandada por Vasco da Gama.

A primeira escala dos portugueses em Moçambique foi em Inhambane.

Pararam nesta região devido a falta de água e avaria de uma das embarcação causada por mau tempo na foz do rios dos Reis que se pensa tratar-se do actual rio Limpopo ou Zavala.

Depois da passagem pelas terras de Inhambane a viagem continuou para Índia entre Março e Abril de 1498 e escalaram outras zonas de Moçambique como Ilha de Moçambique e Arquipélago das Quirimbas. Esta passagem de Vasco da Gama marcou o início da presença europeia no nosso país.

Durante a passagem por Moçambique, os portugueses aperceberam-se do intenso comércio próspero entre os árabes e os reinos de Moçambique, principalmente o comércio do ouro com os Mwenemutapa.

Esta actividade despertou interesse dos portugueses, que depois do regresso de Vasco da Gama a Portugal, Moçambique passou a ser alvo dos planos futuros de ocupação dos portugueses.

Assim os portugueses começaram a marcar maior presença no país criando feitorias fortalezas.

Feitoria é o lugar ou estabelecimento, geralmente situado num porto, destinado às trocas comerciais com a população nativa dessa região ou com mercadores que aí fazem trocas comerciais.

Fortalezas são fortificações militar montadas ao longo da costa ou no interior com objectivo de defender os portugueses bem como os produtos de troca. Cada fortaleza tinha seu exército.

Leave a Response