Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Cérebro Humano e suas Caracteristicas

136views

cérebro é o “computador central” de nosso corpo, localizado dentro da caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos.

No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele. O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas.

O cérebro, que é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC. Ele pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.

Segundo alguns estudos, os dois hemisférios cerebrais atuam em funções distintas. O hemisfério esquerdo, por exemplo, na maioria das vezes, está ligado à linguagem, realização de cálculos, algumas memórias, resolução de problemas e fala. O hemisfério direito está mais relacionado com a interpretação de imagens, habilidades manuais não verbais, intuições, espaços em três dimensões e percepção de músicas. Nos músicos treinados, a informação musical é processada nos dois hemisférios cerebrais.

Vale destacar ainda que, na maioria das pessoas, os hemisférios comandam lados opostos do corpo. Isso quer dizer que o lado esquerdo do cérebro, por exemplo, controla movimentos e sentidos do lado direito do corpo.

Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber que a região mais externa é mais escura (substância cinzenta) quando comparada à parte interna (substância branca). A região mais externa, que apresenta espessura que varia de 1 a 4 mm, é denominada de córtex cerebral e abriga os corpos celulares dos neurônios. Já a parte mais interna é rica em feixes de axônios mielinizados, o que garante uma coloração mais clara.

O cérebro apresenta uma série de dobras características na região do córtex. Essas dobras servem para aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta apenas com o espaço restrito da cavidade craniana.

Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele:

→ Lobo frontal – Relacionados com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções;

→ Lobo temporal – Atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, audição e, até mesmo, a escrita;

→ Lobo parietal – Relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques;

→ Lobo occipital – Possui relação com o processamento das informações visuais;

Apesar do que muitos afirmam, os humanos não utilizam apenas 10% do seu cérebro. Uma grande porção dessa parte do nosso Sistema Nervoso trabalha para garantir o funcionamento adequado do corpo, mas é impossível atribuir uma porcentagem ao seu funcionamento;

– O cérebro de Albert Einstein foi retirado após a sua morte para estudos. O órgão foi fotografado e várias lâminas montadas a fim de identificar o motivo de tamanha inteligência do cientista;

– Cientistas afirmam que a nossa dependência de salvar informações em celulares, tablets e computadores está afetando a nossa capacidade de memória.

Bibliografia

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Cérebro Humano”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebro-humano.htm. Acesso em 20 de março de 2022.

Leave a Response