Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Curiosidades

Causas e consequências da prostituição em Moçambique

239views

Causas da prostituição em Moçambique
Quando a renda de uma mulher é insuficiente para mantê-la viva, a venda de favores parece uma possível ocupação subsidiária. A moral hipócrita da sociedade capitalista encoraja a prostituição pela estrutura de sua economia exploradora, enquanto ao mesmo tempo cobre impiedosamente de desprezo qualquer menina ou mulher que é forçada à tomar este caminho.

A venda da carne de mulher é conduzida abertamente, o que não é surpreendente quando você considera que todo o modo de vida burguês é baseado na compra e venda.

Muitas mulheres entram para a prostituição muito cedo, às vezes ainda criança. Essa prática pode ser incentivada pela própria família que busca recursos financeiros para sobreviver e por isso, explora a criança e a coloca em uma situação de violência.

Para entender a prostituição é preciso analisar a organização social. Ou seja, quais motivos levam as mulheres para essa atividade, para o comércio do corpo. Entre os fatores estão as desigualdades sociais no País, ou seja, a existência de um sistema econômico falho, onde poucos têm muito dinheiro e muitos mal conseguem sobreviver.

Outro factor que estimula essa prática é a busca por uma boa condição financeira que permita uma maior possibilidade de consumo, independente das regras estipuladas pela sociedade. Ou seja, não importa se a atividade é imoral ou ilegal, o que vale é o dinheiro que vai ser adquirido e que pode ser usado para sustentar uma família. De todas as causas arroladas em cima podem ser resumidas em causas económicas e psicológicas.

Consequências da prostituição
A prostituição de qualquer das formas, só traz consequências negativas tal como é o caso de pegar uma doença que não tem cura e acabar morrendo. Além disso, a prostituição traz consigo a degradação espiritual e moral, tanto individualmente, quanto socialmente contribui de uma forma directa para o aumento de casos de exploração sexual de menores, inclusive pelos próprios pais, disseminação de doenças sexualmente transmissíveis e aumento dos casos de aborto.

Leave a Response