Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Pedagogia

Características e Procedimentos Da Avaliação Escolar

370views

A avaliação é em última análise uma reflexão do nível qualitativo do trabalho escolar do professor e do aluno. Sabe-se também que ela é complexa e não envolve apenas testes e provas para determinar uma nota.

Avaliação escolar-conceito

A avaliação é uma análise quantitativa dos dados relevantes do processo de ensino aprendizagem que auxilia o professor na tomada de decisões. Os dados relevantes aqui se referem às ações didáticas. Com isto, nos diversos momentos de ensino a avaliação tem como tarefa: a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa. Ela também cumpre pelo menos três funções no processo de ensino: a função pedagógica didática, a função de diagnóstico e a função de controlo.

Avaliação na prática escolar

Lamentavelmente a avaliação na escola vem sido resumida a dar e tirar ponto, sendo apenas uma função de controlo, dando a ela um caráter quantitativo. Certamente, com isto, os professores não conseguem efetivamente usar os procedimentos de avaliar. Com estas ações, quando a avaliação se resume a provas, professores com critérios onde décimos às vezes reprovam alunos, há a exclusão do professor do seu papel docente, que é de fornecer os meios pedagógico-didáticos para os alunos aprenderem sem intimidação.

Características da avaliação escolar

Agora, o autor sintetiza as principais características da avaliação escolar.

  1. Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos.
  2. Possibilita a revisão do plano de ensino.
  3. Ajuda a desenvolver capacidades e habilidades.
  4. Volta-se para a atividade dos alunos.
  5. Ser objetiva.
  6. Ajuda na autopercepcao do professor.
  7. Reflete valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Esta frase marca este subtítulo “A avaliação é um ato pedagógico”.

Instrumentos de verificação do rendimento escolar

Uma das funções da avaliação é com certeza a de determinar em que nível de qualidade está sendo atendido os objetivos; para este fim, são necessários instrumentos e procedimentos. Alguns destes procedimentos ou instrumentos já são conhecidos, mas, neste subtítulo, o autor revisa e cita muitos deles ou os mais usados para verificar o rendimento escolar:

a- Prova escrita dissertativa.

b- Prova escrita de questões objetivas.

c- Questões certo-errado (C ou E).

d- Questões de lacunas (para completar).

e- Questões de correspondência.

f- Questões de múltipla escolha.

g- Questões do tipo “teste de respostas curtas” ou de evocação simples.

h- Questões de interpretação de texto.

i- Questões de ordenação.

j- Questões de identificação.

Procedimentos auxiliares de avaliação

a- A Observação;

b- A Entrevista;

c- Ficha sintética de dados dos alunos.

Atribuição de notas ou conceitos

As notas demonstram de forma abreviada os resultados do processo de avaliação. Esta avaliação tem também uma função de controle, expressando o resultado em notas e conceitos. O autor fala também da importância de se valorizar todas as formas de avaliação, ou instrumentos, e não apenas a prova no fim do bimestre como grande nota absoluta, que não valoriza o processo. Propõe uma escala de pontos ensinando como utilizar médias aritméticas para pesos diferentes, por fim, mostra como se deve aproximar notas decimais.

Leave a Response