Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Teorias de Comunicação

CARACTERÍSTICAS DA MÍDIA DIGITAL

38views

As mídias em versão online são e sempre foram multimídia ou bimídia . Estes fundiram os componentes da imprensa escrita com os da mídia audiovisual. A primeira coisa que foi incorporada foram as imagens; já a hipertextualidade da mídia inclui os vídeos, o que torna a internet uma fonte confiável e repleta de conteúdos audiovisuais. A configuração digital utiliza uma série de recursos para complementar e apoiar as notícias que foram expostas anteriormente. Esta técnica constitui uma ferramenta complementar aos dados que também enriquece a informação.

ATUALIZADO CONSTANTEMENTE

A mais-valia oferecida pelo meio digital exige uma atualização incessante. Os internautas querem ver novos conteúdos, notícias atualizadas, especialmente notícias de acompanhamento, bem como atualizações de notícias acompanhadas de conteúdo audiovisual que atribua veracidade aos textos. Uma página online deve ser dinâmica por natureza para ser constantemente atualizada em relação a outras páginas.

INTERATIVIDADE

Hoje, enviamos grandes quantidades de dados que são transmitidos para todo o planeta. Como consequência, ocorrem trocas simultâneas de informações. Desta forma, todos querem participar instantaneamente.

A facilidade de acesso ao meio digital permite que milhões de pessoas interajam em páginas web, blogs, fóruns, chats, redes sociais, conferências, etc. São os usuários que permitem o crescimento do meio e da mensagem.

HIPERTEXTUALIDADE

Graças ao hipertexto, as notícias têm um impacto muito maior sobre os leitores. A hipertextualidade é o elemento que permite a incorporação de diferentes camadas de informação para que os usuários que o desejem possam mergulhar nos diferentes níveis de informação: manchete, hiperlink que conduz à informação detalhada, reportagens, recursos ou frases e conteúdo audiovisual.

Multimídia

A forma de interagir nas redes sociais aliada aos novos formatos digitais têm permitido que a utilização da Internet adquira novas dimensões e objetivos.

Na época em que estamos, as mídias vão além do físico para se configurar com o mundo eletrônico. Podemos ler uma notícia num jornal impresso ou na sua versão digital, assim como ouvir as últimas notícias ou na rádio, vê-la na televisão ou conhecê-la nas redes sociais. Esses diferentes modos se unem e, ao invés de estarem separados, estão sintonizados no mesmo lugar.

Leave a Response