Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Geografia

Camadas da Atmosfera

116views

Atmosfera: estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta. Atmosfera é essencial para vida: Além de conter o oxigênio que respiramos, ela mantém a Terra quente, protege os seres vivos dos raios ultravioleta vindos do Sol e funciona como um escudo contra meteoritos.

Camadas da atmosfera: divisão é feita de acordo com as variações de temperatura segundo a altitude:
1. Troposfera – região mais baixa da atmosfera que está compreendida da superfície até o limite superior, chamada de tropopausa que está à aproximadamente 10 km. A troposfera contém a maior parte da massa da atmosfera e se caracteriza por movimentos verticais acentuados, conteúdo de vapor d’água apreciável, nuvens e outros fenômenos.

2. Estratosfera -é a região da atmosfera situada acima da troposfera. Estende-se desde atropopausa até a uma altitude compreendida entre 50 e 55 km. Os fenômenos meteorológicos observados são muito diferentes dos da troposfera.

3. Mesosfera: camada mais fria da atmosfera, fica entre 50 e 80 quilômetros de altitude. Quanto maior a altitude menor será a temperatura. A temperatura parte de -5 oC e chega até -95 oC. Essa queda é motivada pelo afastamento do calor oriundo da camada de ozônio e pela ausência de nuvens ou gases capazes de absorver a energia do sol. É aonde ocorre a estrela cadente.

4. Termosfera: camada mais extensa da atmosfera, ela começa em 80Km e chega aos 500Km de altitude. A temperatura dessa camada pode atingir 1000oC, sendo considerada a camada mais quente. O grande aumento da temperatura, que acompanha a elevação de altitude, ocorre devido a absorção de raios ultravioleta pelo oxigênio atômico. É nessa faixa orbitam os ônibus espaciais.

5. Exosfera – É camada superior e que permite a mudança gradativa da Atmosfera Terrestre em espaço interplanetário, sem limite definido. É tão ionizada quanto a própria Ionosfera, iniciando-se aí as chamadas Auroras Polares (Boreal no Hemisfério Norte e Austral no Hemisfério Sul).

Leave a Response