Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Biografias

Calane da Silva: Biografia

131views

Raul Alves Calane da Silva
Nasceu em antigo Lourenço Marques a 20 de Outubro de 1945 e perdeu a vida a 29 de Janeiro de 2021, é um poeta, escritor e jornalista moçambicano. Coordenou a Gazeta Artes e Letras da revista Tempo, em 1985, e foi chefe da redacção da Televisão Experimental de Moçambique, em 1987 foi membro da direcção da Associação dos Escritores Moçambicanos.

Obteve o grau de mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade do Porto (porugal), com a dissertação A pedagogia do léxico: as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha, bem como o grau de doutor em Linguística Portuguesa pela mesma universidade com uma tese intitulada Do léxico à possibilidade de campos isotópicos literários

Foi docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica e Director do Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo, sendo responsável pela dinamização das actividades culturais que nos últimos anos se assistem naquele local. Membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono.

Formação académica
Actividade académica e cultural
Foi docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Maputo e Director do Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo, sendo responsável pela dinamização das actividades culturais que nos últimos anos se assistem naquele local. Foi embro do Conselho Consultivo do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

Prémios e condecorações
Foi condecorado, em 2011, em Maputo, com a Comenda da Ordem de Rio Branco, por ocasião do Dia do Diplomata. Em 22 de novembro de 2011 foi anunciado como vencedor do Prémio José Craveirinha, o maior galardão literário moçambicano, que distinguiu a sua carreira na literatura e no ensaio.[5]

Obras publicadas

  • Dos meninos da Malanga. Maputo: Cadernos Tempo, 1982. Poesia
  • Xicandarinha na lenha do mundo. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 1988. Colecção Karingana. Contos. Capa de Chichorro.
  • Olhar Moçambique. Maputo: Centro de Formação Fotográfica, 1994
  • Gotas de Sol. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 2006.
    Vencedor do concurso literário «Prémio 10 de Novembro», organizado conjuntamente pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e pela Associação dos Escritores Moçambicanos quando do aniversário da capital de Moçambique.
  • A Pedagogia do Léxico. O Estiloso Craveirinha. As escolhas leixicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana. Maputo: Imprensa Universitária, 2002.
  • Gil Vicente: folgazão racista? (O riso e o preconceito racial no retrato de algumas minorias na obra vicentina). Maputo: Imprensa Universitária, 2002
  • Tão bem palavra: estudos de linguística sobre o português em Moçambique com ênfase na interferência das línguas banto no português e do português no banto. Maputo: Imprensa Uniersitária, 2003
    Lírica do Imponderável e outros poemas do ser e do estar. Maputo: Imprensa Universitária, 2004
  • Ao mata bicho: Textos publicados no semanário “O brado Africano”. Lisboa: Texto Editores, 2006
  • Nyembêtu ou as Cores da Lágrima. Romance. Lisboa: Texto Editores. 2008.
  • Pomar e Machamba ou Palavras. Maputo: Imprensa Universitária, 2009.
  • O João à procura da palavra poesia. Maputo: Imprensa Universitária, 2009.
  • Do léxico à possibilidade de campos isotópicos literários. Tese de doutoramento.

Consulte outras biografias em :

Leave a Response