Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Historia

As Contradições entre o Bloco Socialista e o Bloco Capitalista: Saiba mais sobre as Manifestações da Guerra Fria,O movimento dos Não-alinhados,Princípios da coexistência pacífica e Fatores que favoreceram o desanuviamento.

Doutrina Truman – condenava o regime soviético e convocavam os demais países capitalistas a combaterem o socialismo; Plano Marshall (nome do secretário do estado – George Marshall) – plano para financiar os países arrasados a reconstruírem –se, através dos empréstimos manter afastada qualquer influência da URSS; OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte fundada pelos paises capitalistas: EUA, Reino Unido, França, Canadá , Finlândia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Portugal, Grécia, Turquia e Alemanha Ocidental; Comecom (1947)– Conselho de Assistência Econômica Mútua, cujo objetivo era a reconstrução do bloco socialista; Pacto de Varsóvia (1955) – aliança militar que reuniu países socialistas: URSS, Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia;
146views

As contradições entre o bloco socialista e o bloco capitalista  a “guerra fria”

A partir de 1947 inicia entre o bloco ocidental (capitalista) e o oriental (comunista) um tipo de relações conhecido por “guerra fria”. Abandonando o confronto bélico directo, os EUA e a URSS passam a cultivar um outro tipo de confrontação centrado ao nível das ideias (capitalismo e comunismo) e a corrida aos armamentos em que se desenvolveram armas de extermínio massivo como os misseis intercontinentais, a corrida espacial também conhecida por guerra das estrelas, e acima de tudo o controlo da vida dos povos na sua esfera de influência.

Guerra fria – período de tensão internacional que se seguiu ao fim da II Guerra Mundial, tendo como principais protagonistas os EUA (capitalista) e a URSS (comunista).

A confrontação entre as duas superpotências foi a vários níveis:

a nível ideológico – o combate às ideias capitalistas e comunistas;

a nível militar – corrida aos armamentos e desenvolvimento de armas modernas,

a nível económico – Em 1948 os EUA aprovara um plano para a reconstrução dos países da Europa Ocidental devastados pela guerra. Esse programa viria a ser conhecido por Plano Marshall aplicado para a recuperação económica da Europa, assegurava a expansão do capitalismo internacional, a “Doutrina Truman” defendia a necessidade de impedir a acção expansionista do comunismo russo, em qualquer parte mundo.

A URSS recusou-se a ser beneficiária do Plano Marshall e convenceu os governos dos países da Europa de Leste a fazer o mesmo. Em 1949 a URSS constituiu com os países do Leste Europeu o Conselho de Assistência Econômica Mutua (COMECON) .

A nível político-militar – no ponto mais alto desta confrontação foram criados novos blocos militares rivais. O temor da expansão soviética levou as potências ocidentais a criarem, em 1949 a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de que faziam parte os EUA, Canadá, Bélgica, Dinamarca, França Grã-Bretanha, Holanda, Islândia, Itália, ´Luxemburgo, Noruega, Portugal e mais tarde a Grécia, Turquia, República Federal da Alemanha (RFA) e Espanha. Por um lado. Por outro lado a URSS e seus aliados criaram em 1955 o Pacto de Varsóvia que agregava a União Soviética, Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria Polônia, Roménia e mais tarde a República Democrática da Alemanha (RDA).

Manifestações da guerra fria

  1. a) A questão de Berlim (1948-1949). Esta questão levou a divisão da própria Alemanha em duas: a Alemanha do Leste (RDA)e a Alemanha Ocidental(RFA);
  1. b) A guerra da Coreia (1950-1951);
  2. c) A guerra da Indochina (mais do Vietname)
  3. d) A crise de mísseis de Cuba 1962.

Estes conflitos constituíram alguns dos problemas que quase levaram a um conflito bélico entre os dois blocos.

O movimento dos Não-alinhados

Em 1961 após a grande vaga de descolonização, realizou-se em Belgrado (Jugoslávia) uma conferência sobre a iniciativa de Nehru (Índia), Nasser (Egipto) e Tito (Jugoslávia).

A conferência de Belgrado reafirmou o “direito dos povos a autodeterminação”, recusou a bipolarização e defendeu o não alinhamento dos novos países com nenhuma das duas superpotências (EUA e URSS). Nasceu assim o Movimento dos Não-Alinhados.

Na Conferência de Belgrado aderiram 25 países, na década de 70 já eram 86. o não alinhamento raramente foi conseguido pelos novos países já que EUA e a URSS continuaram a influenciar os novos Estados quer pela força da ideologia e por pressões económicas.

A coexistência pacífica

Depois da corrida aos armamentos que caracterizaram a guerra fria, instaurou-se um período de aproximação entre a URSS e EUA, conhecido por Coexistência pacífica, que tinha como objectivos salvaguardar a paz entre os países capitalistas e socialistas e, eliminar os perigos de uma guerra generalizada no mundo.

Fatores que favoreceram o desanuviamento

1.dificuldades internos dos blocos;

2.progrssiva aproximação entre as superpotências;

3.neutralismo do terceiro mundo;

Princípios da coexistência pacífica

  1. os estados devem abster-se de recorrer a ameaça ou uso da força contra outros estados;
  2. não gerência nos assuntos internos de outros estados;
  3. igualdade soberana dos estados;
  4. cooperação mútua entre os estados;
  5. igualdade dos direitos dos povos.

As relações Leste-Oeste no contexto da guerra fria

“desanuviamento”

Depois de muitas crises, a década de 70 marca um novo tipo de relacionamento entre a URSS e a EUA. Este relacionamento caracterizou-se por conversações entre as duas superpotências mundiais.

Neste contexto as duas superpotências assinaram vários tratados designados SALT (Strategic Arms Limitation Treaty) – tratado sobre limitação de armas estratégicas.

A partir de 1985 as relações Leste – Oeste, ganha nova dinâmica com a subida ao poder na URSS de um jovem dirigente Mikhail Gorbatchov que com a nova política de mudança – a Perestroika  e a glasnostt activou a aproximação com o Ocidente e assinatura da política de entendimento entre as potências.

Bibliografia

FENHANE, Jose Baptista, Historia-10 classe, Maputo, Diname 2000

Confere ainda mais temas no nosso site:  Leia e aprenda.com

Leave a Response