Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Geografia

Aquecimento global: O que é, causas e consequências

117views

O que é Aquecimento global

O Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva. Esse aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar no século XXI.

Os principais gases estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono e o metano, e decorrem de várias atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, o uso de fertilizantes e o desmatamento. Esses gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre no espaço.

O declinio do gelo flutuante do Ártico e um dos sinais evidente do aquecimento global. A animação mostra a redução entre 1979 e 2010.

O aumento nas temperaturas globais e a nova composição da atmosfera desencadeiam alterações importantes em vários sistemas da Terra. Afetam os mares, provocando a elevação do seu nível e mudanças nas correntes marinhas e na composição química da água, verificando-se acidificação, dessalinização e desoxigenação. Prevê-se uma importante alteração em todos os ecossistemas marinhos, com impactos na sociedade humana em larga escala.

Causas

O aquecimento global é causado pelos emissões humanas de gases

Por veiculos movidos a gasolina ou a diesel, em alguns países usam a energia girada por oficinais electricas e consumem carvão vegetal. Gás natural e arvão mineral para cozinhar ou manter-se aquecidas.

Todas essas actividades aumentam a quantidade de de díoxido de carbono na atmosfera, esse gás retém o calor do sol.

Também lançamos na atmosfera outros gases do efeito estufa que retém o calor do sol e óxido nitrozo.

Consequências

A emissão de dioxido de carbono e de outros gases na atmosfera está provocando uma mudança nos padrões de tempo tradicionais do clima.

Condições estremas de tempo em alguns lugares, as secas em algumas regiões e elas poderão prolongar-se  ao passo que em outras chuvas aumentem. É possivel que tempestades e enchentes causem mais estragos e as furações se tornem mais devastadores embora milhões já morram em decorrência de enchentese fome. O aquecimento global poderá matar mais.

Conclusão

Existem varios conceitos sobre o que fazer a respeito. Já por anos grupos ambientais promovem o uso generalizado de fontes de energia que não poluí, então sendo assim podemos fazer alguma coisa a respeito disso tal como plantar, não queimar as florestas, evitar o lixo e outro para sabermos o nosso planeta.

Leave a Response