Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Curiosidades

Aquecedor elétrico faz mal para a saúde? Veja cuidados com o objeto

167views

Uma das alternativas para amenizar o frio intenso é utilizar aquecedores elétricos. O problema é que, embora o aquecedor seja útil para aquecer o ambiente, também pode causar problemas de saúde. Por exemplo, o ambiente fica mais seco. Mas será que existem outros riscos? É permitido utilizar todos os dias? Confira.

Cuidados com o aquecedor

Inicialmente, vale reforçar alguns cuidados com o uso do aquecedor em casa. Assim, a recomendação é nunca deixá-lo próximo de local com água, pois pode cair e causar um curto circuito e até incêndio. Além disso, nunca deixe-o em funcionamento por muito tempo, evitando assim o derretimento dos pólos de eletricidade, o que também pode gerar um curto circuito.

Por isso, o ideal sempre é utilizar aquecedores que consigam climatizar o ambiente, ou seja, desligam-se automaticamente quando determinada temperatura é atingida. Outro ponto importante é que, apesar dos preços acessíveis, os aparelhos podem gerar um gasto excessivo na conta de luz, por isso é importante utilizá-lo com parcimônia.

Os prejuízos do aquecedor para a saúde

A principal consequência do uso constante do aquecedor elétrico é notada nas vias aéreas. Assim, pode estimular processos de rinite, asma e brinquite. Além disso, pode gerar sintomas irritativos e alérgicos, como coceira nos olhos, garganta e nariz e até mesmo sangramentos nasais espontâneos. A tosse seca prolongada também pode se agravar em situações de baixa umidade.

Por fim, aquecer em excesso o ambiente pode provocar aumento de temperatura corporal, desconforto e até desidratação em situações extremas, especialmente em bebês e crianças. Recomenda-se que em ambientes com o aquecedor ligado,

Recomendações

  • O ideal é sempre manter bons níveis de umidade no ar, principalmente em dormitórios durante a noite e em locais com crianças e bebês abaixo de dois anos. Dessa forma, o uso de bacias de água, toalhas e panos molhados ou mesmo umidificadores de ambiente são muito úteis nessas situações.
    Sempre mantenha a janela ou porta aberta para ventilação e circulação do ar para evitar aquecimento excessivo.
  • A recomendação é não utilizar o aparelho por longos períodos. Assim, o ideal é utilizar o aquecedor apenas para elevar a temperatura do ambiente, e depois desligá-lo. Na hora de dormir, por exemplo, a indicação é deixar o aquecedor esquentando o ambiente no começo da noite e desligar antes de dormir.
  • A hidratação deve caminhar lado a lado de quem utiliza o aquecedor. Por isso, beba bastante água para compensar o ressecamento que o objeto causa.
  • Para aliviar o ressecamento das vias aéreas, a recomendação é fazer lavagem nasal com soro fisiológico, pois ajuda a equilibrar a umidade do nariz.

Alternativas para manter-se aquecido

O aquecedor elétrico não é a única opção quando o assunto é fugir do frio. Por isso, o uso de roupas térmicas, confeccionadas com tecidos especiais que diminuem a perda de calor, pode ajudar, especialmente para pessoas que trabalham ou praticam atividades ao ar livre. Dentro de casa ou no trabalho, bebidas e comidas quentes, bolsas térmicas aquecidas, mantas e cobertores são as melhores pedidas

Leave a Response