Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Animais : Características e Tipologias

232views

Animais são organismos pertencentes ao reino Animalia. Esse reino reúne cerca de 1,3 milhão de espécies conhecidas, entretanto pesquisadores acreditam que esse número seja muito maior, atingindo mais de 10 milhões de espécies.

Os animais são encontrados em diferentes locais e adotam diferentes hábitos de vida, existindo, por exemplo, espécies sésseis, espécies que se locomovem livremente e aquelas que adotam hábito de vida parasitário, vivendo sob ou no interior de outros seres vivos. A variação corporal dentro desse grupo também é extremamente grande, havendo espécies microscópicas e espécies com mais de 10 metros de comprimento. Os seres humanos são um exemplo de animal.

Principais características dos animais

Existe uma grande variedade de espécies no reino animal, mas algumas características fazem com que essas espécies estejam reunidas em um mesmo grupo. Veja a seguir as características encontradas em todos os animais.

  • Animais apresentam célula eucarióticaespécies do Reino Animalia apresentam, portanto, células contendo núcleo definido e organelas celulares.
  • Os animais são multicelulares: ou seja, os animais são formados por mais de uma célula. Na grande maioria dos animais, as células estão organizadas em tecidos, que são agrupamentos de células semelhantes que atuam como uma unidade funcional.
  • Animais são organismos heterotróficos: a nutrição dos animais nos permite diferenciá-los de outros grupos de seres vivos. Enquanto as plantas são capazes de sintetizar as moléculas orgânicas das quais necessita por meio da fotossíntese, os animais necessitam ingerir a matéria orgânica. Os fungos são também organismos heterotróficos, como os animais, porém o modo nutricional é diferenciado. Nos fungos, a alimentação ocorre por absorção, que, geralmente, acontece após a liberação de enzimas que atuam na digestão do alimento.

Animais herbívoros, onívoros e carnívoros

Os animais são frequentemente classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem, podendo receber a denominação de herbívoros, onívoros ou carnívoros.

  • Animais herbívorosanimais que se alimentam de algas e/ou plantas. Como exemplos de animais herbívoros, podemos citar abelha, arara, coala, coelho, girafa e tantos outros.
  • Animais onívoros: animais que se alimentam tanto de algas e/ou plantas quanto de outros animais. Os seres humanos, porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.
  • Animais carnívoros: animais que se alimentam exclusivamente de outros animais. São exemplos de animais carnívoros o tigre, leão, urso e onça.

Leave a Response