Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Biologia

Alimentos de base e alimentos complementares:alimentos de energia concentrada, construtores e protectores.

99views

Em muitas partes do mundo, a maioria das pessoas come um alimento básico  de baixo custo, em quase todas as refeições. Dependendo da disponibilidade, este alimento básico pode ser, por exemplo, o arroz, o milho, o trigo, a mandioca, a mapira, a mexoeira, o inhame, a batata-doce ou a batata. Estes alimentos básicos normalmente cobrem a maior parte das necessidades do corpo.

Contudo, os alimentos básicos não são sufifi cientes para manter uma pessoa saudável. Aos alimentos básicos, é necessário adicionar alimentos complementares, particularmente em crianças que estão em crescimento, nas mulheres grávidas ou que estão a amamentar, nos adolescentes e nos idosos.

Mesmo que a criança coma um alimento básico regularmente e fique satisfeita, ela pode ficar magra e fraca. Isto é porque os alimentos básicos contêm muita água e fifbra e o estômago da criança fica cheio antes de ela obter a energia necessária para a ajudar a crescer.

Podem ser feitas 2 coisas para satisfazer as necessidades de energia duma criança:

  1. Alimentar mais vezes a criança, pelo menos 5 vezes por dia, quando a criança é muito pequena, magra demais, ou não está a crescer bem. Também se deve ir dando alimentos entre as refeições (petiscos).

Nota:As crianças , são como as galinhas : Devem estar sempre a comer (petiscar)

  1. Juntar alimentos que dão energia concentrada, como óleos vegetais, amendoim, leite de coco.

Se a criança enche o estômago antes de estar satisfeita as suas necessidades em energia, a criança vai ficar fraca e emagrecer.

Para a criança conseguir obter a energia que necessita deverá comer esta quantidade de arroz cozido. Mas ela só necessita desta quantidade de arroz se misturar algum óleo vegetal.

Os alimentos de energia concentrada, acrescentados aos alimentos de  base, ajudam a fornecer mais energia. Também devem ser acrescentados, ao alimento de base, outros 2 tipos de alimentos:

Sempre que possível, devem ser acrescentados alimentos construtores (proteínas) que ajudam o corpo a crescer, tais como feijão, leite, ovos, amendoim,peixe, mariscos, galinha e carne.

Também se devem acrescentar alimentos protectores que protegem o corpo das doenças, tais como frutas, folhas verdes escuras, e outros vegetais. Os alimentos protectores fornecem vitaminas e minerais.

A “alimentação principal” que a família come habitualmente fornece, em geral, a maior parte – mas não toda – da energia e dos outros nutrientes de que o corpo necessita. Mas, acrescentando alimentos complementares à alimentação principal (de base) pode-se fazer refeições mais nutritivas e baratas. Não é necessário comer todos os alimentos abaixo indicados, para se estar saudável.

Deve-se comer os alimentos principais, a que se está habituado, e acrescentar “alimentos complementares” que estejam disponíveis na área. Deve-se incluir “alimentos complementares” de cada grupo, o mais frequentemente que for possível.

Uma dieta diversificada contendo alimentos básicos e complementares é considerada uma dieta ou alimentação nutritiva.

ATENÇÃO: alimentar as crianças o suficiente  e dar-lhes de comer frequentemente (de 3 a 5 vezes ao dia)

é, geralmente, tão  importante como o  tipo de alimentos que consomem.

1.ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA CONCENTRADA  (muita energia em pouca quantidade)

Exemplos:

Gorduras: óleos vegetais, por exemplo de girassol, de gergelim, de amendoim, de milho, de coco;

Alimentos ricos em gorduras: leite de coco ou coco ralado, carne gorda, amendoim, castanha de caju;

Sementes secas: abóbora, melão, gergelim, girassol;

Açucares: açúcar, cana de açúcar, sumo de cana, mel.

*Nota: Alguns destes alimentos, tais como amendoim, castanha de caju e sementes, também são valiosos porque contêm proteínas que ajudam o corpo a desenvolver-se (crescer).

2.ALIMENTOS DE BASE

Exemplos:

Cereais (milho, arroz, mexoeira, mapira, trigo, pão, massas)

Tubérculos (mandioca, batata, batata-doce,inhame)

Banana

Nota: Os alimentos de base são uma fonte de energia barata. Os cereais são também uma fonte barata de

proteína, ferro e vitaminas.

3.ALIMENTOS CONSTRUTORES

Os alimentos ricos em proteínas ajudam a crescer, e a construir o nosso corpo.

Exemplos:

Feijões: feijão-nhemba, manteiga, feijão-bóer e outros Ervilhas, lentilhas, favas e grão-de-bico ,amendoim e castanha de caju.

Sementes oleosas: gergelim e girassol

Peixe (do mar ou do rio) e mariscos

Carne: galinha, pato, cabrito, vaca, porco, coelho, de caça e ratos.

Órgãos dos animais: fígado, rins, coração, miolos, dobrada ,pata de porco, patas e tripas de galinha.

Leite, ovos, maheu, queijo, iogurte ,insectos e larvas.

4.ALIMENTOS PROTECTORES

As vitaminas e os minerais protegem o corpo contra as doenças.

Exemplos:

Verduras: folhas de mandioca, de abóbora, de feijão-nhemba, de batata-doce, cacana, silvestres,couve, alface, repolho, espinafre e pimentos ,tomate, cenoura, abóbora, batata-doce (especialmente a de cor alaranjada), nabo ,cebola, alho.

Frutas: manga, laranja, tangerina, papaia, goiaba, banana, ata, maracujá, licha, melancia, abacate, melão, caju, ananás, silvestres.

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma. Veja alguns artigos por exemplo ,sobre:

Leave a Response