
Dos 6 meses a um 1 ano de idade
- Continuar a dar o leite do peito, se for possível até que o bebé tenha 2 ou 3 anos de idade.
- Quando o bebé tiver 6 meses de idade, começar a dar outros alimentos para além da mamada. Dar sempre primeiro a mamada, e depois outros alimentos. Veja também: Reabilitação nutricional
- A criança deve ter o seu PRÓPRIO PRATO.
É bom começar por fazer uma papa do alimento de base que é normalmente utilizado para a alimentação da família (ex.: papa de milho). Nessa altura, começar por adicionar um pouco de óleo de cozinha ou amendoim pilado e torrado para dar mais energia (ver receitas de papas enriquecidas adiante).
- Depois de alguns dias, começar a adicionar outros alimentos complementares. O mais importante é adicionar alimentos que dão mais energia concentrada (tal como óleo vegetal, amendoim pilado, e leite de coco) e – sempre que for possível – mais ferro (tal como folhas verdes escuras). Estas papas são chamadas papas enriquecidas. Leia também: Alimentação para as crianças pequenas
Mas, deve-se começar só com uma pequena quantidade do novo alimento, e adicionar somente um alimento de cada vez, ou o bebé pode ter problemas em digeri-los. Os novos alimentos precisam de ser bem cozinhados e esmagados ou feitos em puré. No princípio, eles podem ser misturados com um pouco de leite do peito para o bebé engolir mais facilmente. Leia também : Onde obter vitaminas e sais minerais:nos comprimidos, injecções e xaropes – ou nos alimentos?
O estômago dum bebé é pequeno e não pode suportar muita comida duma só vez. Por isso, é preciso dar pequenas quantidades, muitas vezes, e adicionar ao alimento de base alimentos com elevado conteúdo em energia:
Adicionar 1 colher cheia de óleo ao alimento de base da criança, significa que ela só tem que comer 3/4 de quantidade desse alimento, para obter a energia necessária.
O óleo adicionado ajuda a garantir que a criança receba energia suficiente (calorias) quando a sua barriga fica cheia.
- Depois da papinha ou das refeições, dar frutas frescas (fruta da época e disponível localmente, por exemplo, manga, papaia).
- No intervalo das refeições, se possível, dar bananas, batata-doce, mandioca, ou pêra-abacate.
- A partir dos 8 ou 9 meses de idade, introduzir gradualmente a comida da família: 3 vezes ao dia se a criança continuar a ser alimentada ao peito; ou 5 vezes ao dia se já não for.
Papas enriquecidas
Uma boa papa deve ser composta por:
Um alimento de base: farinha de cereais (arroz, milho, mapira, mexoeira); farinha de raízes (batata-doce, mandioca). Adicionando:
Um alimento rico em energia concentrada: óleo, amendoim, açúcar, sumo de cana, leite de coco. Adicionando:
Um alimento para o crescimento: diferentes tipos de feijões cozidos e passados ou esmagados; amendoim ou castanha torrada e pilada; carne ou peixe cozido e picado; ou ovos. Adicionando:
Um alimento protector: hortaliças piladas e cozidas (folhas verdes, tomates); ou frutas esmagadas (banana, papaia).
Receitas de papas (para as crianças entre os 6 meses e 2 anos):
- Papa de milho com feijão e óleo (acrescentar folhas piladas e cozidas)
- Papa de milho com amendoim e açúcar
- Papa de arroz com feijões cozidos, folhas verdes cozidas
- Papa de mapira com açúcar e leite de coco
- Papa de farinha de mandioca com amendoim e folhas verdes cozidas
- Papa de batata-doce de polpa alaranjada, e amendoim
- Papa de batata-doce de polpa alaranjada, com feijão, folhas verdes e óleo
- Papa de farinha de milho com açúcar (sumo de cana) e ovo batido.