Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Saúde

Alimentação para as crianças pequenas

57views

Nos primeiros 6 meses, dar ao bebé  apenas leite do peito da mãe  – aleitamento materno exclusivo.

O leite do peito é o melhor e o mais puro alimento para os bebés. É melhor do que qualquer leite artififi cial que se possa comprar. Dar ao bebé somente o leite do peito, durante os primeiros 6 meses, ajuda a protegê-lo contra as diarreias e outras infecções. Mesmo no tempo quente, é melhor não dar água nem chá, nem sumos. O leite do peito jácontém a água de que a criança necessita.

Algumas mães param de amamentar mais cedo porque pensam que o seu leite não é sufifi cientemente bom para o bebé, ou que os seus peitos não estão a produzir leite suficiente. Contudo, o leite da mãe é sempre muito nutritivo para o bebé, mesmo que a mãe esteja fraca e magra. Além disso, quase todas as mães podem produzir todo o leite do peito que é necessário para os seus bebés:

A melhor maneira de a mãe continuar a produzir leite de peito, em quantidade suficiente, é amamentar o bebé muitas vezes, de dia e de noite. Não se deve introduzir outros alimentos até que o bebé tenha 6 meses. Depois de o bebé começar a comer outros alimentos, deve-se continuar sempre a dar de mamar antes de lhe dar outros alimentos.

Se o peito da mãe está a produzir pouco leite ou nenhum, é possível recomeçar a produzir outra vez bastante leite. Deve-se deixar o bebé mamar no peito muitas vezes, antes de dar outros alimentos.

Se as mamas da mãe estão inchadas ou feridas: colocar panos de água morna nas mamas antes de amamentar; fazer massagens ao redor do mamilo e espremer as mamas antes de amamentar; continuar a amamentar sempre que a criança o queira, de dia e de noite. Quando as mamas estão feridas, é aconselhável expor as mamas, diariamente, ao ar livre, ao sol.

Em algumas circunstâncias, por exemplo, doença grave da mãe, tem que se recorrer ao leite artificial. Mas este tem muitas desvantagens:

  • É muito caro e, por isso, existe uma tendência para se comprar pouco e para o diluir em mais água.
  • É difícil de preparar correctamente (quantidades certas de leite e de água).
  • Exige cuidados de higiene.
  • São frequentes as alergias ao leite de vaca – vómitos, diarreias, problemas respiratórios ou reacções na pele.
  • A maior parte das mães não consegue preparar o leite artificial, cumprindo todas as exigências, o que torna o leite artificial numa fonte de doenças.

O uso de leite artificial pode ser uma causa de malnutrição, se não for dado leite suficiente ou se este for preparado com muita água. Também pode causar diarreias por falta de higiene na sua preparação.

Nas situações em que é inevitável o aleitamento artificial, deve-se recomendar o uso de copo e colher e não o biberão.

Leave a Response