Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Saúde

Alimentação para as Crianças Maiores e Adultos

91views

Como as crianças pequenas, as crianças maiores e os adultos devem comer uma  variedade de alimentos. Deve-se reduzir o consumo de alimentos processados, (por exemplo nicknacks, hambúrgueres, pizzas, cachorros-quentes, enlatados, bolos), e alimentos que contém muito açúcar, sal ou gorduras.

Ideias perigosas sobre alimentação e malnutrição

Existem crenças tradicionais sobre as causas de malnutrição que podem levar a que as crianças não recebam os alimentos e/ou o tratamento necessários. Veja também :Alimentação para as crianças pequenas-Dos 6 meses a um 1 ano de idade

Por exemplo:

A mãe pode decidir parar de dar o leite do peito de forma repentina por vários motivos que não são justififi cados: nova gravidez, reinício da actividade sexual, doença da mãe. Um outro motivo é quando a mãe pensa que o seu leite pode ser a causa duma doença do filho (“leite estragado”). Nenhum destes motivos é razão para um desmame brusco. Devemos encorajar as mães a continuar a dar o leite do peito e a desencorajar a prática de afastar a criança para casa de outros familiares para fazer um desmame brusco. Leia também: Cinco Dicas para uma Alimentação Saudável Fora de Casa

Em algumas partes de Moçambique acredita-se que se os pais duma criança  mantêm relações sexuais durante, ou antes do desmame, a criança fica doente e que isto é ainda mais grave se a mãe da criança engravida. Nestes casos pensa se que o leite da mãe faz com que a criança pare de crescer, perca peso (pernas muito finas) e que o volume da cabeça se torne anormal (muito grande). As pessoas pensam que este problema se resolve deixando de amamentar a criança e que se deve “tratar” a criança com laxantes. A mãe também é submetida a este tipo de “lavagem”. Estas práticas são muito perigosas.

Saiba mais sobre: Alimentação para Crianças a partir de 1 Ano de Idade

Também existe uma tradição, nalgumas zonas de Moçambique, que diz que  a malnutrição é causada por uma cobrinha ou lombriga (nyokana) que fica na fontanela e por isso a cabeça da criança cresce. Quando a fontanela fecha, a nyokana desce para a barriga da criança e nessa altura a criança começa a perder peso, a barriga cresce e a criança apanha diarreia. Esta criança não tem forças para comer, nem para brincar ou chorar. O costume também é o de “tratar” este mal através de práticas tradicionais.

Existem crenças sobre alimentos que não devem ser comidos, por exemplo, as crianças que comem ovos vão tornar-se ladrões, ou vão ficar carecas. Não é verdade. O ovo é um excelente alimento para a criança.

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma. Veja alguns artigos por exemplo ,sobre:

Leave a Response