Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Algumas sugestões para o tratamento da água

58views

Os métodos de tratamento de água que podem ser utilizados em casa ou na comunidade são:

Decantação

É possível reduzir os micróbios que provocam doenças deixando a água no recipiente durante 3 dias, em repouso. Quando se deixa a água durante 3 dias a sujidade fica acumulada no fundo do recipiente. Depois, quando se começa a utilizar a água isto deve ser feito com cuidado para esta não turvar, ou seja, para não levantar a sujidade que se acumulou no fundo. A água deve ser retirada com um púcaro com asa. Este método não é suficiente para eliminar todos os micróbios nocivos (que provocam doenças) da água. Leia também sobre:Higiene da água

Filtração

É outro método seguro para tratar a água. Existem filtros já preparados para filtrar a água,mas uma alternativa é o uso de panos limpos. A filtração da água através de panos não oferece muita segurança, mas é um método que pode ser utilizado em situações de emergência, ou durante uma epidemia de cólera. Os filtros de cerâmica oferecem muito mais segurança do que qualquer outro método de filtração

Depois da filtração, é sempre aconselhável ferver ou tratar a água com cloro. Também é possível construir filtros simples de areia. Pode-se pedir ajuda a uma pessoa com experiência nesta área, principalmente a pessoas ligadas à abertura de poços. Veja também :Doenças Relacionadas com a Falta de água

Fervura

Um bom método de tratamento da água consiste em colocar a água ao lume e deixar ferver durante algum tempo. No entanto, uma vez que este método exige disponibilidade de fogo e de tempo (para ferver e depois arrefecer), nem sempre existem condições para que possa ser utilizado.

COMO FAZER?

  1. Colocar a água numa panela ao lume;
  2. Quando começar a ferver, deixar que continue a ferver durante mais um minuto e depois tirar do fogo
  1. Deixar arrefecer a água antes de consumir, mantendo-a em recipiente tapado.

Cloragem

Quando surge uma epidemia de cólera numa comunidade, é necessário dar mais atenção ao tratamento da água para beber. O ideal seria que todas as famílias tivessem possibilidade de ferver a água, uma vez que a bactéria que causa a cólera(vibrião) é facilmente destruída pela fervura. Saiba mais sobre: Higiene Pessoal: Como Surgem a Transmissão Doenças por Falta de Higiene

Mas, quando não há condições para ferver a água, pode-se utilizar o cloro para tratá-la. O vibrião e outros micróbios morrem em contacto com o cloro.

O cloro pode ser obtido através da utilização de lixívia (javel) que geralmente se encontra à venda no mercado. No entanto, a concentração de cloro varia de acordo com o tipo de lixívia. Por isso, nem sempre é fácil saber qual a quantidade de lixívia a acrescentar à água que se utiliza em casa.

Existem produtos com uma concentração mais fixa e que já apresentam, no rótulo, as instruções sobre as quantidades que devem ser utilizadas para a desinfecção da água. São estes produtos comerciais, específicos para a purificação da água, que devem ser procurados e aconselhados a utilizar.

NOTA: Numa situação de cólera, a cloragem dos poços é uma  medida que pode ajudar. Mas é necessária uma boa monitorização em relação à medição dos níveis de cloro e é necessário que esta  medida seja complementada com o tratamento da água em casa.

Tratamento solar

Este é um método simples, mas exige paciência. Só se deve usar este método quando não houver nenhuma hipótese de ferver a água.

  1. Arranjar uma garrafa transparente de vidro ou de plástico.
  2. Começar por lavar muito bem a garrafa e a tampa.
  3. Logo de manhã pôr água limpa até a metade da garrafa.
  4. Agitar bem a garrafa, umas 30 vezes. A água tem que ser bem agitada até ficar cheia de oxigénio. Quando está com oxigénio aparecem bolhas de ar dentro da água. Isto ajuda os raios de sol a matar os micróbios que estão dentro da água.
  1. Depois disso encher o resto da garrafa com mais água limpa.
  1. Colocar a garrafa deitada (na posição horizontal) a apanhar sol. Se possível, colocar no telhado de chapa de zinco ou por cima duma superfície preta.

NÃO DEIXAR A GARRAFA À SOMBRA durante este processo.

  1. Deixar a garrafa ao sol até ao fim da tarde (17 horas).
  2. Ao fim do dia esta água já está boa para ser bebida.

Se for um dia de pouco sol, é preciso deixar a garrafa ao sol durante dois dias. Deve-se manter a água armazenada na mesma garrafa que se usou para o tratamento ao sol. Se isto não for possível, a água deve ser armazenada num recipiente bem lavado para evitar contaminação.

Para beber, use sempre água de fontes seguras.

MAS… Para a prevenção de doenças de transmissão fecal-oral, é muito importante usar água em quantidades suficientes, ainda que esta não seja totalmente purificada, para garantir a lavagem das  mãos e a higiene pessoal e da família.

Fonte: Fonte: David Werner, Carol Thuman, Jane Maxwell. Onde Não há Medico. Londres, 2009

Acesse no nosso site Leia e aprenda .com clique na categoria Saúde para obter mais informação sobre a mesma. Veja alguns artigos por exemplo ,sobre:

Leave a Response