Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Historia

A Revolução Socialista de Outubro na Russia de 1905 a 1917

113views

INTRODUÇÃO

Nos primeiros anos do século XX, a Rússia era uma das grandes potências europeias. abarcando um território de 22 milhões km2 , povoado por cerca de160 milhões de habitantes, a Rússia constituia um país onde as ideias liberais ainda não tinham vencido.

No entanto, em 1917 este enorme país foi palco da primeira Revolução Soialista que, para além de modificar radicalmente as estruturas políticas, económicas e sociais da Rússia trouxe importantes consequências a nível mundial.

OBJECTIVOS GERAIS

Caracterizar a situação socio-económica e politica da Rússia nos finais do Século XIX

e inicio do Século XX;

Descrever em que condições se deu a revolta de 1905 e suas consequências;

Definir conceito de revolução.

Características da Russia

Conceito:

REVOLUÇÃO: são mundanças súbitas e radicais no âmbito social e politico, substituição brusca e violenta de um governo legalmente constituído por outro.

A Rússia entrou na guerra com dois objectivos fundamentais:

A nível interno, aguerra devia favorecer a repressão contra a oposição e levar o povo a cerrar fileiras atrás do Czar em defesa da pátria ameaçada pelo eterno e velho rival germânico;

A nível externo, a guerra devia impedir o império Austro-Húngaro de dominar a península balcânica, aniquilando a Sérvia;

A principio de Outubro a Rússia era penosa a nível interno, a fome atingiu regiões inteiras do pais, os camponeses reclamavam a reforma agrária a sua autodeterminação, a nível externo os alemães ameaçavam ocupar petrogrado em fases por meio de bombardeamento onde atingiu o palácio do Inverno pondo assim o término do governo burguês e dando triunfo da revolução socialista de Outubro.

Com esta vitória da revolução socialista o mundo dividiu-se em dois sistemas sociais opostos: Socialismo e Capitalismo

Estas medidas decretadas pelo estado soviético suscitaram a ira da burguesia local, e lançaram se numa guerra civil sangrenta contra o novo poder instituído apoiados pelas potências ocidentais. os Russos brancos (mencheviques) que termina em 1921 e vencida pelos Russos vermelhos (bulcheviques). Durante esta guerra Lenine tinha como política económica o comunismo de guerra que consista na centralização da produção e pela eliminação da produção da economia do mercado onde estabeleceu a Nova Politica Económica (NEP) baseada num planeamento estatal sobre a economia, combinando métodos capitalista e socialistas afim de evitar o colapso da economia no fim da guerra civil, onde a NEP estimulava a pequena produção privada o pequeno comércio e a livre circulação de produtos pelos camponeses nos mercados motivando a produção e o abastecimento. Lenine pretendia com as medidas capitalistas fortalecer a economia e arrancar para a instauração de um estado socialista. A NEP durou até 1928 que por sua vez fez crescer a produção industrial, agrícola e comercial obtendo assim a recuperação parcial da economia soviética e a revitalização de alguns sectores fundamentais da economia nacional.

Esta revolução mostrou grandes caminhos para que a humanidade siga e acabe com o capitalismo e as desgraças que causa o povo inteiro e despertem os movimentos de libertação na Ásia, África e América Latina.

Esta revolução da humanidade passou a dividir se em dois mundos onde não se previa em 1919 que o regime comunista instalado se consolidasse na Rússia na sua influência repurcusões se fizessem sentir e criassem uma divisão profunda e insanável até a década de 90, no que culminam em transformações na Rússia sob direcção de Lenine a velha Rússia dos Czares foi substituída pela nova Rússia dos sovietes; operários, soldados e camponeses que passam a chamar República Socialista Soviética (URSS) e o seu mecanismo sócio-politico assentaram nos sovietes (assembleias) desde a aldeia, vila, cidade, província até ao supremo, órgão máximo do estado soviético.

Antecendentes:

A Rússia era uma sociedade com características do Antigo Regime

A nível politico

  • O estado assentou na ditadura do proletariado a qual excluiu a existência de classes assumiu a direcção dos trabalhadores;
  •  Existência de ideias liberais e marxistas originando grupos políticos, constitucionais democratas e socialista revolucionários em 1903 e se dividem em Mencheviques e Bolcheviques;
  •  Monarquia absoluta regime autocrático de Czar Nicolau II;
  • Governo apoiou-se no exercito politico e na Igreja Ortodoxa;

Para a reconstituição da Rússia os conselhos comissários decidem negociar com Alemanha o Ditktal de Best LTOVSK que punha termo a guerra entre os dois  países do território Russo. Onde para Lenine este tratado correspondia a uma necessidade urgente de impreterível para a reconstrução da Rússia devastada pela guerra.

A nível económico

  • O regime dos operários e camponeses estabeleceu reformas socialistas decretando controlo operário da produção e distribuição;
  • Nacionalização da grande indústria os caminhos de ferro e a terra passou para as mãos dos camponeses pela reforma agrária;
  •  Os povos outrora subjugados pelo Czarismo passaram a dispor de si mesmo e aderiram à federação e criaram URSS donde surge a sua formação em que a educação, saúde e desporto tomaram um carácter massivo e gratuito;
  •  O conselho comissário do povo presidido por Lenine e composto por antigos militares comunistas decidiram pôr término a guerra entre os dois países ficando Alemanha com parte do território Russo, para Lenine este tratado correspondia a uma necessidade urgente e impreterível para a reconstrução da Rússia.

A nível social

  •  A nobreza e o clero eram os grupos privilegiados concentrados na sua posse 80% das terras ocupando principais postos na administração;
  •  A burguesia era pouco numerosa;
  • O proletariado era reduzido e vivia em péssimas condições de vida e salários baixos fazendo em 11/12 horas de trabalho diário em precárias condições de saúde, higiene e habitação;

A Revolução de 1905-1907

Em 1904/05 a Rússia entrou em crise politica e social como consequência em decreto da guerra russo-japonesa pelo domínio da Manchúria e da Coreia. Devido a isso culminou num resultado popular no dia 22/02(domingo) que dezenas de milhares de operários marcharam de forma pacifica em direcção ao palácio de Inverno pano entregue numa petição ao Czar onde reivindicam a:

  • Suspensão das multas;
  • Melhorias das condições de trabalho;
  • Aumento salarial;
  •  Direito à greve Igualdade perante a lei.

O Czar sentiu-se constrangido e ameaçado, e ordenou que as tropas atirassem contra os manifestantes causando a morte a muitos manifestantes, foi assim a manifestação conhecida como (Domingo Sangrento).

Apesar do massacre a manifestação foi positiva uma vez que o Czar fez uma série de concessões

democráticas:

  •  Estabeleceu a assembleia nacional (Democrático) a quem competiu fazer as leis;
  •  Liberdades cívicas de expansão e individualidades o que abriu caminho para a formação de partidos burgueses que iriam dirigir a revolução Burguesa na Rússia.

Partidos mais destacados

  • Partido constitucional Democrata (K.D)- defendia o regime liberal burguês;
  • Partido socialista revolucionário (S.R)- defendia a socialização dos meios de produção;
  • Partido social Democrata (S.K) – mais tarde dividido em dois blocos os MENCHEVIQUES e os BOLCHEVIQUES.

Estes partidos eram vigiados ou perseguidos pelo parlamento (Democrático) no funcionamento.

A Revolução de Fevereiro de 1917

A participação da Rússia na I guerra Mundial como aliado do entente, apareceu a revolução, o exercito externo mal preparado e sofria pesadas derrotas, a Rússia sofre uma crise económica pela falta de aliimentos, aumento dos preços, dos impostos e desemprego. As populações descontentes reclamavam o fim da guerra e o derrube do Czar.

Em Fevereiro de 1917, manifestantes populares e soldados desertores tomaram a cidade de S. Petersburg, protestando contra o regime de Czar exigindo o fim da guerra.

O Czar foi deposto e formou-se um novo governo provisório liderado por LVOV apoiado por liberais e socialistas moderados, a revolução estendeu se por todo país e o Czar foi obrigado a obedecer.

A revolução de Fevereiro triunfou. Só que mais tarde este governo provisório liderado por LVOV

mais tarde foi dirigido por KRENSKY.

Decisões

Os governos constituídos na sequência da revolução tomaram decisões importantes como:

  • Abolição da pena de morte;
  • Abolição das diferenças assentes na raça e na religião;
  •  Convocação de uma assembleia constitucional;
  • Continuação da Rússia na I G. Mundial;
  • Amnistia aos presos públicos e exilados.

Leave a Response