Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Geografia

A Geografia na vida prática: Importância da Geografia

310views

A Geografia na vida prática

A Geografia é uma ciência que fornece conhecimentos que ajudam as sociedades a resolverem os vários problemas do quotidiano.

O biólogo analisa a fauna e a flora que existe no local e verifica se existe alguma espécie em extinção. .O sociólogo preocupa-se mais com as pessoas que estão no local. .O geógrafo, por seu turno, analisa a composição do solo, o declive do terreno, as alterações ambientais e as suas alterações ambientais e os impactos na vida das comunidades que estão em seu redor.

O Homem para obter melhores rendimentos agrícolas, procura os solos férteis, ricos em matéria orgànica, localizados geralmente junto aos rios.

Preocupa-se, também, com a influência das acções humanas sobre o ambiente, incentivando o plantio de árvores na escola e na comunidade.

Na localização das áreas residenciais é importante analisar o relevo. As áreas inclinadas não são favoráveis à habitação, pois a erosão dos solos causada pelas chuvas pode destruir as casas e desalojar os seus residentes: as depressões (áreas baixas em relação aos arredores), por sua vez, são sujeitas a inundações na época das chuvas o que pode causar a destruição de mobiliários, electrodomésticos, etc., e criar focos de doenças como a cólera e a malária.

A Geografia é importante na delimitação do espaço; na produção e na análise da complexidade das inter-relações Homem/Natureza. propondo soluções para os problemas decorrentes da localização geo gráfica e das alterações ocorridas no quadro natural.
Hoje, o campo de acção da Geografia está a ampliar-se pois as questões ambientais passaram a ser de interesse social, económico, político e institucional.

Referencia Bibliografica

NHAMBIRE, E. Elisa. Geografia 8.ª Classe . 2ª edição. Texto editores, Lda, 2008, p.127.

Leave a Response