Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Historia

A Alemanha após a Iª Guerra Mundial, Origem do Nazismo na Alemanha, Saiba mais sobre os Princípios da Ditadura Nazi

74views

A Alemanha tal como a Itália enveredou por um regime fascista, mas devidas as suas particularidades ficou conhecido como NAZISMO.

Termina a Iª Guerra Mundial, a Alemanha, que fora o principal derrotado encontravase envolvida em numerosas crises económicas, sociais e politicas.

O nível económico, apesar dos investimentos fortes estrangeiros, estava longe de ser o que era antes de inicio da guerra o marco da moeda sofria uma inflação sem precedentes e mesmo assim havia que cumprir com as dívidas de Versalhes;

Em torno de tudo em 1925 após a eleição do Presidente Marechal Paul Hindenburg (1847 – 1934), que tomou uma série de medidas para a recuperação econômica do país e foi largamente apoiado por investimentos dos Estado Unidos, os seus ideias conduziram Alemanha ao segundo lugar na produção industrial mundial, apesar dos compromissos de Versalhes que observam  quase totalidade da produção nacional.

Leia mais em:Nazismoo que é ? Qual foi o papel de Adolf Hitler no nazismo? Como surgiu o nazismo?

A economia Alemã em franco progresso foi duramente atingida pela depressão de 1929-1930, em virtude da sua estreita dependência em relação ao dólar norte-americano. Assim em 1933, mais de 6 milhões de operários foram remetidos ao desemprego.

O nível Social, a agitação provocada por fomes prolongadas levava os operários a realizarem greves em quase todos os sectores de actividades.

A republica de Weimar, instaurada com a aqueda de Guilherme II, não podia suster por mais tempo a avaga de revoltas que assolavam o país, mesmo recorrendo a medidas liberais, como a liberdade de associação e greve.

Manteve a estrutura capitalista com trabalho assalariado e a livre empresa, o que demonstrava um intervencionismo limitado do estado. Eliminaram se os sindicatos e as greves foram abolidos.

Foram criadas propriedades familiares a nível rural, como, meio de prender os camponeses à terra a evitar o êxodo rural.

As industrias de baixo rendimento foram enceradas e as de grandes rendimento foram estimuladas. Para combater o desemprego foram criadas grandes obras públicas, que eu pouco tempo eliminaram este mal.

 Leia mais em : A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)

A nível Politico

A Alemanha abertamente as disposições de versa lhes e lançou-se com entusiasmo na produção de armamento moderno. Contem um estado totalitário e fortemente armado, um povo agitado por ideias extremadas de nacionalismo e de racismo, o exército com disciplina de ferro e uma prontidão combativo de ferro e permanente, Alemanha por volta dos anos 1939 era novamente forte potencial e capitalista da Europa e do mundo depois do E.U.A e estava mais preparado para lutar novamente pela partilha do mundo.

Origem do Nazismo na Alemanha

O nascimento do Nazismo na Alemanha, pode se explicar pelo sentimento nacionalista que despertou nos alemães, pelos seguintes factores:

  • A precariedade sócio-economica que se vivia devido a crise do pós-IGM e crise Económica Mundial de 1929;
  • As pesadas sanções impostas pelos Tratados de Versalhes; etc.

O partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ( Partido Nazi ) liderado por Adolfo Hitler, realizou uma primeira tentativa de subir ao poder em 1923 na Marcha Sobre Munique, onde os seus principais lideres incluindo Hitler, foram presos acusados de tentativa de “Golpe de Estado”. Foi na prisão que Hitler escreveu seu livro intitulado “Mein Kampf”  ( Minha Luta), que possui os fundamentos do Regime Nazista, maracadamente Racista.

No entanto, foi nas eleições de 1930 que o Partido Nazi conseguiu 107 votos contra 77 dos comunistas, o que conferia a Hitler o estatuto de chanceler ( Chefe de Governo ). Com amorte de Hindemburg ( Chefe de Estado), Hitler através de um referendo, acumula os cargos de chefe de Estado e de Governo, de seguida, mandou incendiar o Parlamento e colocou a culpa no partido Comunista, tendo a partir dai banidos os partidos politicos, tornando-se assim o “Fuhrer” ( o guia ) que impôs o Regime Nazista.

Princípios da ditadura Nazi

  • O Nacionalismo ( preconiza a união de todos os territórios de linguagem Alemã num só Estado );
  • O Racismo (a defesa da superioridade da raça ariana, de que os Alemães se consideram os mais puros representantes );
  • Totalitarismo ( a concepção de um Estado forte e centralizado, dirigido pelo partido Nazi )

Leave a Response