Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
Saúde

Benefícios de ter um hobby para o seu bem-estar

117views

Para muitos de nós, reservar energia e um espaço na agenda para se dedicar a um hobby parece apenas mais uma coisa que não temos tempo para fazer. Com as tarefas do dia a dia, como trabalho, estudos e família, fica difícil abrir espaço para atividades que gostamos. No entanto, não são poucos os estudos que explicam os benefícios pessoais e profissionais de se envolver em um hobby.

Envolver-se em um hobby pode ser uma fuga mental, ajudar a aprimorar uma habilidade ou apenas fornecer uma oportunidade de socializar. Ou seja, são uma ótima maneira de se desconectar do trabalho e se livrar da monotonia das agendas diárias. Além disso, embora possa parecer assustador adicionar mais uma tarefa à sua lista de afazeres, ter um hobby tem se mostrado um alívio do estresse.

Diferentes tipos de hobbies oferecem diferentes tipos de benefícios. A seguir estão alguns exemplos:

Físicos
Os passatempos têm benefícios fisiológicos claros porque aumentam a frequência cardíaca e a função cerebral. Outras vantagens incluem redução da pressão arterial, perda de peso, construção muscular, fortalecimento dos ossos e aumento geral de energia. Um estudo conduzido por vários psicólogos com cerca de 1.400 pessoas descobriu que pessoas que diziam se dedicar a atividades de lazer ​​tinham pressão arterial, cortisol total, circunferência da cintura e índice de massa corporal mais baixos. Em outras palavras, até mesmo passatempos de baixo movimento estão ligados a uma saúde melhor.

Exemplos: Caminhada, natação, yoga ou artes marciais.

Mental e emocional
Reservar tempo para as atividades de que você gosta é uma maneira fácil de melhorar a saúde mental e o bem-estar emocional geral. Os hobbies diminuem o estresse, afastando a mente das preocupações mais urgentes da vida diária, como trabalhar e pagar contas. Além disso, os hobbies podem nos dar uma sensação de domínio e controle. Assim, a autoestima tende a aumentar à medida que nos sentimos cada vez mais realizados em uma tarefa específica.

Exemplos: Jardinagem, ouvir música, pintar ou desenhar, cozinhar, colorir e fotografia.

Social e interpessoal
Os passatempos sociais facilitam os laços com outras pessoas, ajudando a reduzir o estresse.

Exemplos: Explorar novos restaurantes, ver filmes, tocar música e jogar.

Ter um hobby desperta a criatividade
Alguns hobbies nos inspiram a explorar nosso lado criativo. O que pode ser especialmente útil para pessoas que não têm meios de comunicação criativos em seu trabalho. Assim, envolver-se em um hobby pode ajudar a treinar o cérebro para ter mais criatividade em outras áreas de sua vida.

Exemplos: Caligrafia, decoração de bolos ou biscoitos, fabricação de sabão, crochê ou tricô e fabricação de joias.

Aperfeiçoamento
Algumas pessoas gostam de passatempos que dão a oportunidade de melhorar seu nível de confiança, aumentar sua autoestima e a qualidade de vida. Assim, se está pensando em um hobby como esse, considere se há algo que gostaria de mudar em você ou melhorar. Por exemplo, você gostaria de ser um orador competente, perder peso ou tornar-se mais saudável? Você precisa melhorar sua atenção aos detalhes ou gostaria de aprender um novo idioma?

Exemplos: Viajar, cozinhar, meditar, resolver quebra-cabeças, escrever um diário ou ser voluntário.

Leave a Response