Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Economia

5 Razões Para Estudar Economia

37views

Você ainda não decidiu o curso que vai cursar, mas tem economia em mente? As seguintes razões podem convencê-lo a se dedicar a esta ciência social.

Em primeiro lugar, a economia estuda os diferentes processos económicos por si mesmos, bem como a forma como as sociedades se relacionam com eles; ou seja, abrange desde as formas de atender às necessidades até as formas pelas quais uma pessoa ou sociedade pode sobreviver e/ou prosperar.

x

Seja qual for o ponto de vista, o objetivo da economia é estudar a distribuição dos bens econômicos, considerando os processos de produção, comercialização, distribuição e consumo destes para satisfazer as necessidades do ser humano.

Da mesma forma, a Economia analisa as decisões entre os recursos disponíveis (os recursos são sempre limitados) e as necessidades que cobrem (também limitadas, mas hierárquicas).

Portanto, se você gosta mais de números do que de letras e tem boas habilidades analíticas, talvez deva considerar estudar Economia . E estas são algumas das razões pelas quais deve optar por esta oferta formativa.

5 motivos para estudar economia

É uma carreira necessária
Face às crises económicas que se vivem nas sociedades atuais e ao desgaste do ambiente, a ciência económica tornou-se essencial para encontrar soluções para estes novos cenários.

Você terá um treinamento muito extenso
A economia é uma carreira abrangente, que não só forma profissionais no que é puramente econômico, mas também psicologia, filosofia, história, sociologia, política, direito, estatística e matemática são algumas das disciplinas que são parte fundamental do processo.

Os economistas têm um amplo campo de trabalho
Em geral, muitos pensam em economista quando é preciso explicar questões emergentes diante de uma crise ou quando analisam a gestão de um governo ou de uma empresa; mas na verdade o economista está presente o tempo todo em todos os lugares (mesmo que não seja visível para nós) e não apenas em órgãos governamentais ou grandes empresas em horários específicos.

Outras áreas às quais você pode se dedicar como economista são pesquisas , ensino, instituições financeiras ou até mesmo como consultor freelancer .

Se você gosta de política, com um diploma de economia você pode encontrar um lugar
Se para além do que é relevante para a economia gostas também de política, com esta carreira podes conciliar os dois interesses .

Todos os partidos políticos nacionais e internacionais, os próprios políticos e nós organizamos, precisam consultar uma equipe de economistas para diagramar ou executar um plano de governo.

Você terá menos oportunidades de falhar em um negócio
Ao estudar economia, você entenderá completamente em quais projetos econômicos deve embarcar e quais não deve.

Claro que existem vários fatores que influenciam quando um negócio fracassa ou prospera, mas como estudante de economia você terá uma compreensão mais ampla da rentabilidade de um negócio e poderá tomar decisões informadas, não se deixando levar por uma fantasia e evitando cometer um erro ao investir seu dinheiro.

Basicamente, um economista profissional é aquele que se encarrega de administrar os recursos disponíveis de uma empresa, negócio, organização ou governo; analisando os processos de produção, comercialização, distribuição, consumo de bens e serviços para depois propor soluções que lhe permitam satisfazer as suas necessidades ilimitadas.

 Veja tambem: Conceito , Importância e Significado da Economia

Leave a Response