Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
Curiosidades

4 coisas que Deus sabe sobre cada ser humano (Salmo 139)

52views

Não há absolutamente ninguém nesta terra que nos conheça melhor do que Deus, nem mesmo nós mesmos. O Deus Todo-Poderoso é um Deus pessoal e próximo que se interessa pelos detalhes que fazem parte de nossas vidas. Esta é uma verdade recorrente no Salmo 139.

Deus nos conhece antes mesmo de nascermos e sua presença está conosco desde então . Vamos meditar em 4 coisas específicas que Deus sabe sobre nós mencionadas nesse Salmo. Agradeçamos-lhe não só porque nos conhece, mas também porque nos ama e deseja ser nosso amigo, cuidar de nós e guiar-nos para sempre.

1. Deus nos conhece no mais íntimo
Senhor, tu me examinas, tu me conheces. Você sabe quando me sento e quando me levanto; Mesmo à distância você lê meus pensamentos. Você conhece minha agitação e pausas; todos os meus caminhos são familiares para você. A palavra ainda não chegou à minha língua quando tu, Senhor, já a conheces. Sua proteção me envolve completamente; Você me cobre com a palma da sua mão. Tal conhecimento maravilhoso está além da minha compreensão; É tão sublime que não consigo entender.
(Salmo 139:1-6)

O salmista Davi nos fala de um Deus pessoal que se interessa por tudo relacionado a seus filhos . Deus conhece desde o mais trivial até o mais profundo e secreto de nossas vidas. Vemos que Ele sabe quando nos sentamos e quando nos levantamos, a agitação diária que nos oprime e o nosso tempo de descanso. Ele também conhece a profundidade de nossos pensamentos e palavras, mesmo antes de pronunciá-los.

Deus também sabe o que acontece em nosso coração, a intenção que existe antes de expressarmos algo. Ele sabe o que acontece nesse processo em que analisamos e filtramos o que é prudente dizer e o que não é. Os humanos ouvem nossas palavras, mas Deus conhece a intenção do coração.

E precisamente porque conhece a nossa verdade interior, decidiu pôr-nos a mão. Ele sabe muito bem que precisamos de sua orientação, de seu toque amoroso e de sua proteção. Como Pai amoroso que é, cuida de nós e nos guia com ternura para que falemos, ajamos e vivamos de uma forma que lhe agrade.

Obrigado, Senhor, pelo teu cuidado e pelo teu amor!

2. Deus conhece nossas lutas
Para onde eu poderia ir do seu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
Se eu subi ao céu, aí está você; se eu estendo minha cama no fundo do abismo, você também está lá.
Se eu subisse nas asas da aurora, ou me assentasse nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiaria, a tua destra me sustentaria! E se eu dissesse: «Deixe que as trevas me escondam; que a luz se torne noite ao meu redor”, nem a escuridão seria escura para você, e até a noite seria clara como o dia. A escuridão é o mesmo que a luz para você!
(Salmo 139:7-12)

Há momentos na vida em que desejamos estar totalmente sozinhos. Seja por um problema ou por uma situação que nos oprime, procuramos nos afastar de tudo e de todos. Mas Deus é onipresente, por mais que tentemos, não podemos nos esconder de sua presença. Onde quer que vamos, seja qual for a hora, ele está conosco. Ele conhece todas as nossas frustrações e lutas e não nos deixa desamparados: está sempre conosco .

Vemos que Deus sabe tudo porque está em toda parte. Não há espaço em todo o universo que possa escapar de sua presença. Como podemos imaginar que nós, meros seres humanos, podemos nos esconder dele ou esconder dele a realidade de nossas circunstâncias? Ele sabe tudo, tudo vê e está sempre pronto a nos acompanhar, nos ajudar, nos guiar e nos segurar com a mão. Vamos permitir?

3. Deus sabe como nosso corpo foi formado
Você criou minhas entranhas; tu me formaste no ventre de minha mãe.
(Salmo 139:13)

Eu te louvo porque sou uma criação admirável! Seus trabalhos são maravilhosos, e disso eu sei muito bem! Meus ossos não te eram desconhecidos quando nas profundezas da terra me formei, quando nas profundezas da terra me entrelaçava. Seus olhos viram meu corpo em gestação: tudo já estava escrito em seu livro; todos os meus dias estavam sendo planejados, embora nenhum deles existisse. Quão preciosos, ó Deus, são os teus pensamentos para mim! Quão vasta é a soma deles! Se eu começasse a contá-los, eles somariam mais do que grãos de areia. E, se terminasse, ainda estaria ao seu lado.
(Salmo 139:14-18)

Que descrição maravilhosa de como e desde quando Deus nos conhece! Ele nos conhece desde antes de nascermos! Ele moldou nosso corpo com cada pequeno detalhe. Somos sua criação mais especial, fomos feitos à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27).

Quando pensamos nos bilhões de pessoas neste mundo e em como cada uma delas é única, não podemos deixar de nos surpreender com a incrível criatividade de nosso Deus. Se somarmos a isso a grande complexidade do corpo humano (ossos, veias, órgãos internos, etc.), nosso espanto deve ser ainda maior. Somos definitivamente criação admirável!

Muito mais impressionante é o fato de que Deus nos conhece desde antes que alguém soubesse que existíamos. Com seus dedos de amor, ele nos formou, cada célula e cada parte do nosso corpo… Ele estima muito cada ser humano , tem grande misericórdia e bondade para com todos e um propósito especial para o qual cada um foi criado (Salmos 138:8) .

Não subestimemos a obra do Senhor. Valorizemos a nossa vida e a de todos os outros: nascidos e por nascer, crianças, adultos ou idosos. Aprendamos a ver o desígnio especial de Deus em cada pessoa desde o momento da concepção até o momento de sua morte natural.

4. Deus conhece nossas emoções
Oh Deus, se você tirasse a vida dos ímpios! Se os sanguinários se afastassem de mim, aqueles que maliciosamente te difamam e se rebelam contra ti em vão! Senhor, não odeio aqueles que te odeiam e abomino aqueles que te rejeitam? O ódio que tenho por eles é um ódio implacável; Eu os conto entre meus inimigos! Sonda-me, ó Deus, e sonda o meu coração; Teste-me e sonde meus pensamentos. Vê se me desvio, e guia-me no caminho eterno.
(Salmo 139:19-24)

O salmista expressa emoções muito fortes diante de Deus, frustrações que estavam dentro de seu ser. Ele os fala calmamente com Deus como os sente porque sabe que Deus já os conhece. Não há nada escondido de Deus! Deus conhece nossas emoções e Deus é justo. Podemos colocar diante dele tudo o que não entendemos e consideramos injusto nesta vida, esperando que ele aja com sua justiça e no seu tempo.

Mas, além de expressar o que sente, Davi pede a Deus que examine seu coração e seus pensamentos. Ele não queria que esses sentimentos reinassem sobre ele. Ele ansiava pela direção de Deus em todas as áreas de sua vida, incluindo suas emoções.

Davi sabia que ele, como ser humano, era imperfeito e podia cometer erros. Ele mostra grande sabedoria ao pedir a Deus que examine seus sentimentos e pensamentos. Ele também mostra humildade ao reconhecer que Deus é o único que pode mostrar claramente o que está errado e guiá-lo no caminho que leva à eternidade.

Busquemos a Deus com fervor . Deixe-o examinar as profundezas do nosso ser e nos conduzir em seu caminho, o caminho eterno.

Leave a Response